domingo, 14 de junho de 2009

Um dia de cinema..

Pra quem ainda não sabe, meu último dia 12 foi de cinema. Acho que eu tava triste porque ia passar o dia dos namorados sem o meu e resolvi botar mais emoção.
Tudo começou quando fui novamente enganada pela falsa segurança que o 1º mundo nos dá. Eram mais ou menos 13:30, eu estava na sala da aula, quando tive que me afastar momentaneamente da minha bolsa e entra na sala um homem que, no mínimo, não combinava com o ambiente escolar. Eu quis acreditar que era apenas um mendigo, mas é claro que o safado rapinou o meu celular de dentro da bolsa!!! Fiquei furiosa, afinal já é a segunda vez que me acontece isso aqui na Itália (a outra foi no metrô de Roma há 2 anos atrás). Pedi para os meus colegas ligarem para o meu número e sempre desligavam o telefone na cara, e então confirmei que realmente tinha sido roubada, e não perdido como os mais otimistas diziam. Fui pra casa p.. da vida para ver o que eu deveria fazer para bloquear a linha. Por descargo de consciência dei uma última ligada pro meu número e não é que me atende um velho??????? O diálogo se deu assim:
Eu:
- Esse celular é meu! Onde tu tá?
Velho:
- Eu sei que é seu! Tu foi roubada por um drogado e se tu queres o celular de novo eu estou na Piazza Madama e quero 100 euros por ele!
Eu (mais furiosa ainda):
- Tá.. Fica com o celular.. Me dá só os chips!

É que eu tinha no celular o chip com as minhas fotos daqui e tava preocupada porque também havia fotos minhas, nunca se sabe o que essas pessoas podem fazer com isso.
Velho:
- Nada de só os chips! Venha na praça e traga os 100 euros ou nada feito! Eu não sou ladrão! Eu comprei o teu celular de um drogado e te faço um favor de dar de volta pra ti! Eu trabalho aqui na praça e estou apenas te fazendo um favor!
Eu:
- Então fica com o celular!

E desliguei! Me fazendo um favor???????? Ahh.. Não preciso dizer que a gringa aqui ficou louca e foi direto nos Carabinieri, que são os brigadianos daqui. Tenho o maior respeito pelos brigadianos, mas aqui eles são muito mais chiques, elegantes e bonitos. Chegando lá, me recebe o carabiniere de plantão pra quem eu conto a minha história. Ele me leva rapidamente pro escritório e nisso chegam mais uns 7 ou 8 indignados e prontos pra me ajudar. Me disseram então pra ligar novamente pro velho e oferecer 60 euros e marcar um encontro com ele. Liguei e colocaram no viva voz. Então me instruiram na conversa. Quando o velho recusou os 60 me disseram pra oferecer um pouco mais, aí perguntar como ele tava vestido, como o reconheceria.. Enfim, super cinema! Tipo marcando encontro com seqüestrador (seqüestro ainda tem trema depois da reforma ortigráfica?). Depois de tudo o cara-de-pau do velho me diz: "Me liga daqui uma hora, porque agora eu to comendo, e a gente se encontra." Todos os carabinieri fizeram sinal pra eu falar que não, mas era óbvio que eu ia dizer pra resolver logo!! Disse que nada feito e que chegava ali em 10 minutos e o velho topou. Então fomos nós: 3 carabinieri em trajes civis e eu, num carro civil na nossa super operação policial. Cheguei lá e fui no ponto marcado com o velho e os policiais se espalharam pela praça pra ficar vigiando. Sério! FILME! Adorei.. Os olhares atentos, o disfarce.. Claro que o velho não apareceu e eu tive que ligar pra ele do celular que eu tinha pego emprestado:
- Tu não vens? Eu estou aqui há mais de meia hora te esperando!
- Tu tá sozinha?
- Claro que eu estou sozinha!
- Eu não sou idiota!
- Eu tenho certeza que tu está podendo me ver daonde estás e sabe que eu estou aqui sozinha.
- Tá.. Daqui 10 minutos!

Mais meia hora e nada do velho, eu ligo de novo:
- Escuta aqui, tu não quer o dinheiro? Eu to aqui esperando, mas se tu não quer eu vou embora!
- Eu to comendo! Tu não me deixa comer!
- Mas é claro que não deixo! Eu dois minutos a gente resolve isso e o sr. come o quanto quiser!
- Tá, tá, tá.. 10 minutos! Mas não esquece que eu estou te fazendo um favor...

Cada vez que ele dizia estar me fazendo um favor eu ficava mais furiosa! Como assim? É me fazer um favor me fazer pagar por algo que é meu? Tenho certeza que o drogado estava junto com ele. Tipo, um rouba e outro devolve!
Mais meia hora me chega o Don Corleone Sudorese. Ai que nojo! Um velho gordão, barrigudo, suado.. E me vem ainda com a mão estendida e se apresenta:
- Ciao.. Antonio!
Claro que eu não toquei naquele homem "schifoso" e disse:
- Tá Antonio, cadê o celular?

Ele apontou pro bolso e eu pedi pra ver. Então ele riu e disse que óbvio que era o meu! Aí ele começou a falar de novo do favor e que ele era trabalhador da praça e não sei mais o que.. Sei que eu interrompi logo dizendo:
- Não sei porque tu achas que é me fazer um favor me obrigar a pagar por uma coisa que é minha, mas em todo caso eu tenho o teu dinheiro aqui..
- Então fazemos a troca agora.

E então pegou os 70 euros e me deu o celular. Nesse momento eu me afastei super rápido e cerca de 5 segundos depois pude ouvir o velho gritando e me chingando. Todos os 3 carabinieri o interceptaram e recuperaram o meu dinheiro e o levaram detido. Chegando na delegacia, enquanto fazia a denúncia e todos os tramites burocráticos fiquei sabendo que o "bom samaritano" que só queria me fazer um favor, tinha simplesmente 2mil euros no bolso e estava sendo detido por extorsão pela 3 vez e por isso seria levado para a cadeia!
Bem feito velho safado!!!!
Admito que agora tenho um certo medinho de andar sozinha, ainda mais por aquelas bandas, afinal o velho deve ter conhecidos que me viram ali parada na praça a tarde toda e que também devem ser "gente boa" como ele. Mas enfim, fiz o meu papel de cidadã, tirei sujeito das ruas por uns dias e ainda recuperei o celular. Sem contar toda a emoção e a super história pra contar! hehehe

4 comentários:

  1. Minha lindinha! Agora, pensando bem dá um medo incrivel! Fostes corajosa...Bem coisa tua, mas foi também perigoso!
    Te cuida!!!

    ResponderExcluir
  2. Coragem, sangue frio e um italiano perfeito, tudo herdado da mamma. So me doi nao ter sido eu a passar o 12 de junho com 7 carabinieri. Da pra comprar ao menos um uniforme tamanho EX para o teu pai? Foi uma compra que esqueci de fazer...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Denise,
    Prevendo uma futura reclamação eu já digo: trocava passar o dia dos namorados com até 20 carabinieri uniformizados pra poder passar com o meu engenheiro-surfista desuniformizado...

    ResponderExcluir